June 30, 2012

os 7 pecados nacionais lolita: 4 - interesse visual

se vêem muitos outifts que não estão incorretos em relação a silhueta lolita, só que no entanto não possuem nenhum ponto que o torne atraente, especial ou que chame a atenção.
aqui vão algumas ferramentas para adicionar interesse visual no outift:

acessórios


♥ estampa nas roupas, meias e bolsas - ao contrário do que muita gente pode achar, elas não são valorizadas apenas em lolita, pois dão um impacto em qualquer tipo de estilo;

♥ padrões nas roupas, meias e acessórios - bolinhas, listras, xadrez, argyle, etc;


♥ texturas - fur, crochê, penas e tecidos incomuns, pois misturas de materiais variados enriquecem em muito;


♥ detalhes na peça - maior quantidade de babados ou renda, uma que seja bonita/se destaque, laços, fitas, botões legais, etc. os aviamentos apesar de pequenos fazem enorme diferença e podem ser facilmente acrescentados em customização com pouco conhecimento de costura;

♥ cores - muitas vezes uma cor inusitada e que não necessariamente tenha no outift, mas que combine, tornará ele muito mais interessante, pois deixa de ser previsível. uma cor bonita que se destaca das outras ou que é usada com menos frequência no estilo pode chamar muito a atenção de forma positiva também;

 

♥ sobreposições - além do "arroz com feijão" camisa, vestido e saia, peças como blazers, boleros, cardigans, coletes, bustiers, corsets, sobre-saias e underskirts deixam um look mais "completo".


links
♥ como evitar looks medíocres
♥ flasco (fonte das imagens)

12 comments:

  1. Eu peco muito neste quesito. Ainda preciso aprender muito e adquirir peças complementares, principalmente meias, que sempre acabo deixando de lado por não saber como coordenar T T

    ReplyDelete
    Replies
    1. não peca em nada, tá doida?? AUISHAIUHAAIUH normalmente as estampas e padrões que vc usa estão em outros lugares que não a meia. como a gente comentou em outra oportunidade, eu nem sinto falta das meias "estampadas" típicas de lolita em vc, porque o restante do seu outfit sempre tem algum interesse visual. além do mais, muita gente que usa classical opta por meias mais elegantes ou discretas, acho que isso realmente combina com o conjunto e o estilo que se busca. pelo menos é o meu caso. :~

      o problema é quando não tem nenhum padrão ou elemento em _nenhuma_ parte do outfit. 8D

      Delete
  2. Já esperava por esse post, porque você é PhD nesse assunto, Rika! <3

    Concordo para caramba com o comentário da Karine, porque é isso que acontece comigo! Mas, no meu caso, é por ser iniciante: já que não tenho peças básicas, acabo precisando investir nisso e os acessórios mais, digamos, custosos (bolsas, por exemplo) e peças complementares acabam de lado - até em função da grana, que às vezes fica curta! xD

    Outra coisa que me deixa insegura para comprar, é como saber coordenar depois! Mas isso, vamos superando! o/ Vou aproveitando posts como os seus para aprender cada vez mais e me aventurar em minhas próprias combinações!! ^^

    ReplyDelete
    Replies
    1. imagina!! hahaha mas muito obrigada por acompanhar, espero que seja de alguma utilidade...

      sim, esse é um fator limitante. quando se está construindo um guarda-roupa lolita você inevitavelmente terá que comprar peças mais básicas para depois ir preenchendo com cores diferentes, outros tipos de acessórios e etc. além disso tem a prática em coordenar, que também só vem com o tempo.

      de qualquer forma sempre incentivo algum toque pessoal, para deixar mais original e admirável!

      Delete
  3. Nossa, sabe coordenar assim é um tanto difícil! Deve ser porque no dia-a-dia sou bem calça jeans e camiseta. Mas obrigada por este post! To tentando aprender XD

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu acho que pra isso tem que se disponibilizar a arriscar um pouco, né? 8D
      eu que agradeço!

      Delete
  4. Gostei das dicas e concordo que o outfit fica muito mais interessante com mais acessórios e texturas, mas eu não chamaria de "pecado", tem gente que simplesmente prefere algo mais sóbrio, eu mesma prefiro quando estou usando sweet, pois me sinto mais confortável assim, já em classic e gothic eu ouso mais.
    Também acho que algumas iniciantes preferem escolher a simplicidade para se sentirem mais seguras, e para se acostumarem aos poucos com o estilo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada!
      bem, independente do gosto pessoal, suponho que ninguém queira um outfit sem graça como resultado, que é diferente de algo sóbrio - é mais nesse sentido que eu aponto como "pecado". a proposta não é que seja uma obrigatoriedade usar todos esses elementos de uma vez um outfit, espero que não interpretem dessa forma! 8D são apenas sugestões que podem ajudar a "tunar" o outfit.

      sim, há essa questão também, afinal faz mais sentido que se comece pelo básico. acredito no entanto que a maioria dos iniciantes acabem com um look simples não por preferência, mas por outras limitações (conseguir as peças, saber coordenar). mas cada caso é um caso, né? :) não direciono o post apenas a iniciantes, mesmo esperando que isso possa ajudá-las em algum momento!

      Delete
  5. Acredito totalmente em tudo que está escrito aqui - e minha principal fonte de paixonite lolita lately é o blog da FLASCO. :P

    ReplyDelete
    Replies
    1. hooray!
      desde que conheci o blog deles tem sido uma das minhas maiores inspirações pro estilo, por mais que seja estranho isso vir de coordinates montados em manequins de uma loja... mas é totalmente nosso gosto, né? gostaria de saber mais um dia sobre os gênios que compõem eles. <3

      Delete
  6. Sem dúvidas o melhor post da série!

    O que você chama de arroz com feijão é quase um resumo do que as meninas por aqui fazem! O mais curioso é que antes de ler o post não me dava conta do motivo pelo qual achava tão desanimador ver os outfits brasucas... e como sempre mantendo a linguagem longe do rude e com imagens ótimas como exemplos!

    Parabéns! (*--*)//

    ReplyDelete
    Replies
    1. nossa, fique muito contente com seu comentário, porque você entendeu _exatamente_ o que eu estava tentando passar com o post! ;_; essa "falta de alguma coisa" que as vezes a gente sente, mas não consegue traduzir em palavras o que é, vai ficando mais clara apenas de acordo com a prática ou estudo de styling. mas acho muito importante que todas pessoas que curtem moda tenham essa noção.
      também espero que todos vejam, como você, que não estou tentando impor nada, apenas dando alguns "caminhos" que as vezes são mais claros para, por exemplo, européias e japonesas, que convivem com uma cultura de moda alguns séculos na nossa frente. a nossa "herança" de falta de elaboração (e dinheiro) faz parte da nossa história...
      muito obrigada mesmo!

      Delete